top of page
Buscar
  • marketing

Pagamentos digitais: Será o fim do dinheiro em espécie?


Será que o dinheiro em espécie vai sumir? Uma pesquisa da Global Visa Back to Business mostrou que, 58% das pequenas empresas brasileiras disseram que já operam ou pretendem operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos. Já os consumidores, 50% dos entrevistados, afirmaram que pretendem abandonar totalmente o uso de cédulas e moedas dentro do mesmo período.

A adesão aos novos meios de pagamento tem relação com o atual comportamento dos consumidores e também com a chegada de novas tecnologias como o pagamento via pix e o pagamento por aproximação. Em 2020, logo no início do isolamento social, a própria Organização Mundial de Saúde, sugeriu o uso desses métodos como forma de evitar a proliferação do vírus, os meses foram passando, as taxas de contágio diminuindo, mas esse meio de pagamento continuou ganhando força.

Parte dessa adesão pode ser atribuída à facilidade e à agilidade que ele proporciona, características que tornam o momento de pagar muito mais rápido tanto para quem vende quanto para quem compra. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, ABECS, mostram que no segundo trimestre de 2021 foram movimentados R$ 34,4 bilhões via pagamento por aproximação, um aumento de 694% no uso dessa modalidade de pagamento.

Uma outra pesquisa realizada dessa vez realizada pela Mastercard, mostrou que 63% das pessoas utilizaram, pelo menos uma vez, algum novo método de pagamento após o início da pandemia de covid-19. Estamos vivendo nos últimos dois anos, tanto a digitalização, como a virtualização do mercado de pagamentos. Por isso, os ERP’s estão se atualizando e acompanhando a transformação digital do setor.

É o que a UNIKA tem feito. Nossas soluções possuem diversas integrações, inclusive com o PIX, um dos métodos mais utilizados atualmente. Estamos atentos as mudanças do mercado e ao comportamento do consumidor, lançamos mensalmente novas atualizações para proporcionar a melhor experiência ao usuário e tornar mais ágil o processo de compra e venda.

38 visualizações0 comentário
bottom of page