top of page
Buscar
  • marketing

DARK KITCHEN’S: NOVA TENDÊNCIA, NOVA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO


Segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o crescimento de 20% ao ano do mercado de entregas em domicílio está criando um novo formato de operação: as chamadas “dark kitchen’s” (cozinhas obscuras, em tradução livre). As dark kitchen’s são cozinhas com estrutura instalada para atender apenas delivery.

A tendência teve origem no Estados Unidos devido ao crescimento dos aplicativos de entregas. O modelo de operação dispensa alguns requisitos de restaurantes tradicionais tais como: fachada, estrutura de salão e mão de obra de atendimento. Outro ponto de vantagem é a economia com aluguéis de pontos comerciais, já que também não é necessário se preocupar com a localização física.

Segundo empresários ouvidos pela da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o faturamento de seus negócios aumentou em até 50% com o delivery a partir de suas “dark kitchen’s”. Além de todas as vantagens citadas, um grupo de restaurantes diferentes pode operar na mesma cozinha, com o objetivo de cozinhar alimentos puramente para delivery, essa modalidade é chamada de dark mall.

Com pontos tão atrativos, combinado com o crescimento do serviço de delivery de alimentos, é certo que, em breve, as “dark kitchen’s” ou restaurantes fantasmas, serão comuns no Brasil pois esse modelo de operação chama a atenção dos empreendedores pela oportunidade de abrir um negócio com baixo investimento inicial e com custos operacionais menores.

Para uma franquia de alimentação ter sucesso operando exclusivamente com delivery é necessário se atentar à eficiência da operação no dia a dia. O PDV da UNIKA é muito enxuto e pode rodar até mesmo em um celular, reduzindo custos e resolvendo problemas de espaço.

Entregar o pedido ao cliente com qualidade e agilidade são pré-requisitos para obter sucesso nesse ramo.


32 visualizações0 comentário
bottom of page