Existe um momento no desenvolvimento de toda franquia em que ela se depara com uma dúvida: Contratar um sistema específico para administração da empresa ou permitir que cada franqueado resolva esta situação da maneira que achar mais apropriado.
A priori, pode ser tentador permitir que cada franqueada encontre a melhor situação para sua empresa deixando que ele escolha o sistema que mais lhe atenda em termos de maturidade de gestão e preço. Além de ser um ponto a menos de possibilidade de conflitos.
Entretanto, existem 7 ótimos motivos para se considerar a contratação de um sistema específico para gestão de sua franquia.
É importante entender que um sistema de gestão de franquias tem que obrigatoriamente obedecer a alguns critérios: Multi-ambiente, Multi-empresa, Multi-Usuários e escalabilidade. Se quiser saber mais sobre essa sopa de letrinhas, clique aqui.
Vamos aos motivos:
1- Acompanhamento
É muito importante para os gestores da franquia saberem diariamente o que acontece com cada uma das franqueadas. Quais praças, produtos, estão atingindo melhor performance e quais precisam de um incentivo. Estas informações também permitem que o franqueador auxilie a franquia na tomada de decisões a respeito de seu desempenho.
2 - Controle
A franqueadora é a detentora de toda a estrutura de dados, controlando e concedendo acesso às informações que lhes são sensíveis, como cadastro de utilizadores do sistema, cadastro de produtos, lojas, promoções bancos e contas. Esse controle também é importante para a continuidade do negócio no caso de uma eventual indisponibilidade do franqueado em continuar o negócio: Todos os dados permanecem com a franquia.
3- Relacionamento com o mercado:
Em um sistema centralizado é possível controlar a relação da franquia com o mercado, definindo promoções planos de pagamento, preço dos produtos etc. Também é possível acompanhar o faturamento a inadimplência e índices como lucratividade e rentabilidade. É possível garantir a consistência em termos de plano de preços e planos praticados pelas franquias e evitar assim possíveis concorrência interna.
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4 - One stop shop: Um fornecedor para várias soluções
Uma vez definido um bom parceiro para implantação do sistema, é possível negociar de uma vez vários aspectos deste tipo de projeto, como:
Ajustes,
Planos de implantação,
Documentos e manuais específicos para o projeto,
Projetos de treinamento etc,
Além disso, se você escolher o fornecedor certo, também consegue uma ajuda para integrações com outras ferramentas, como comércio eletrônico, aplicativos etc.
5 - Comunicação:
Com os franqueados usando uma única estrutura, tendo que acessar a mesma plataforma é possível criar mecanismos bastante eficazes de comunicação. Por exemplo: Uma mensagem pode aparecer para um grupo específico de usuários, como os gestores. Também é possível realizar uma comunicação aos vendedores a respeito de uma abordagem de vendas, ou ainda descontinuar um determinado produto, via sistema, e informar a todos os utilizadores de uma única vez, garantindo assim que não existirão vendas para este produto e que os vendedores estarão informados.
6 - Cálculo de taxas de franquia e marketing:
Com as vendas sendo processadas em um único servidor você consegue saber precisamente como estão as vendas de todas as franquias. Em um sistema dedicado para franquias os cálculos de taxas baseados em royalties ou taxas fixas são cobrados automaticamente, inclusive sendo disponibilizados no sistema financeiro. Quer saber um pouquinho mais sobre as taxas de franquias? Dê uma olhada nesses artigos: https://www.guiadefranquiasbrasil.com.br/taxas-cobradas-em-uma-franquia/
7-know how:
Um software nada mais é que uma automatização de um processo. Ao utilizar um sistema você estará seguindo um processo estruturado para manipulação das informações como cadastro de clientes, oferta de kits de produtos com compras casadas, limite máximo de descontos. Um bom sistema também deve calcular o custo das vendas, fluxo de caixa, lucratividade etc. Adquirindo a ferramenta correta, você garante que seu franqueado consiga realizar não só tarefas básicas de venda mas a completa gestão da empresa, aumentando assim as chances de sucesso.
Então, não se apresse e invista um bom tempo observando na escolha de um parceiro para o desenvolvimento da sua franquia.
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